domingo, 11 de abril de 2010

Sobre homens e animais

Este texto foi escrito por um mim para uma atividade escolar. Achei o tema interessante e resolvi postá-lo aqui. Espero que gostem:

"O mundo possui diferentes espécies, mas todas estão interligadas, direta ou indiretamente. Porém, a relação do homem com os demais animais (como sabemos, também somos animais, com a diferença de que raciocinamos, ou pelos temos essa capacidade) está cada vez mais turbulenta.

Os animais são a natureza, como nós também, eles vivem a natureza, enquanto o homem vive dela, enxergando apenas o horizonte que lhe satisfaz, sem se importar com a mãe de todas as espécies.

Animais matam uns aos outros por instinto, pela simples regra da cadeia alimentar, de que o mais forte sobrevive; matam para subsistência ou para galgar novos territórios. O homem também mata por subsistência e para conquistar terras, mas o faz cada vez mais por outros motivos tolos e torpes, inclusive com os demais animais e consigo próprio.

Devastamos ecossistemas inteiros (a Amazônia corre grande perigo, pois o instinto "criado" pelos humanos - o de fazer acontecer os seus interesses sem se importar com o seu redor - está aguçado), acabamos com a ordem de cadeias alimentares.

Temos o poder de raciocinar, mas não possuímos a capacidade de conciliar desejo com possibilidade. Nem tudo o que queremos podemos alcançar do modo mais fácil e óbvio. Devemos procurar opções, para que não nos deparemos com um futuro pior do que o presente."

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More