quarta-feira, 30 de junho de 2010

A falsa percepção temporal

Porque será que o tempo é, ao mesmo tempo, constante e variável? Ou será que nós é que somos assim? Muitas vezes somos pegos sendo enganados por uma falsa percepção temporal, que é sempre contrária ao que desejamos, e acabamos nos aborrecendo. Mas o que é que temos a aprender com isso?


Bem, o que acontece é que sempre pensamos que quando estamos felizes, ou fazendo algo que nos entrete, o tempo passa mais rápido, e quando estamos nervosos, entediados, tristes, sozinhos...o tempo demora mais a passar, mas a verdade é que quando estamos felizes nós nos concentramos apenas nessa felicidade, e deixamos todo o resto de lado: Para muitos, o mundo pára, para outros, bom...outros nem sequer lembram que o mundo existe. Não conseguimos pensar em mais nada além do momento, que não é delimitado por espaço ou tempo, mas é apenas um momento.

Já quando estamos com sentimentos "ruins" queremos que ele passe logo, para que possamos sair dele. Achamos que podemos comandar o tempo e dizer para ele que passe logo, e, por nos concentrarmos tanto nele, cada segundo é transformado em 10.

Irei ter 2 semanas de férias. Para alguns seria pouco, pois se divertem nos momentos de descanso, mas, para mim, isso irá ser uma eternidade, pois, além de não ter me despedido como eu queria, eu não irei vê-la durante esse tempo...Nem de manhã, nem à tarde.Irei sentir muita falta (E olha que saudade é um sentimento raríssimo pra mim).

Enfim, o fato é que não podemos controlar o tempo, mas podemos ser levados junto com ele. Então, quando você estiver naquele momento ruim, tentar esquecê-lo só vai te fazer lembrar mais. Logo, devemos agir natural e pacientemente com coisas que possam nos distrair até que o tempo cumpra seu papel: o de passar.
Boas férias a todos!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More