domingo, 20 de junho de 2010

Orgulho e arrogância

Corriqueiramente o orgulho é confundido com arrogância. Aliás, muita gente tem esse como o primeiro significado desta palavra. No entanto, orgulho tem outra acepção.

Ele é aquilo que permite à pessoa se autovalorizar, sem necessariamente se alçar a um patamar maior do que se encontra de verdade, diminuindo os demais – isso sim é arrogância, mas muitos dizem ser orgulho.

Orgulho é olhar para trás e ver que aquilo que você pensou, pensou e pensou em fazer, e só depois de muito refletir realizou, deu resultados positivos. Ou mesmo que os resultados não foram satisfatórios, pelo menos você teve a honra de tentar, algo que nem todos fazem, e muitos se arrependem depois (tem um famoso ditado esportivo que diz que o medo de perder tira a vontade de ganhar, o que é a pura verdade).

Orgulho também é você pensar em si próprio, o que, repito, não quer dizer que seja egoísta, uma vez que quem deve se preocupar consigo próprio primeiro é você mesmo. Se não nos colocarmos em primeiro lugar para nós mesmos, quem fará isso? NINGUÉM!

A arrogância, que como já disse é muito confundida com orgulho, é outra coisa. Uma pessoa arrogante é aquela que não apenas se coloca em primeiro lugar, mas se fecha  num cabresto ignorante e egoísta, e não olha por ninguém.

É aquela também que acha que tudo que ela fez, faz ou fará sempre é melhor do que a ação alheia, mas que, na verdade, não é melhor do que ninguém.

Enfim, na minha opinião, arrogância e orgulho são totalmente diferentes. O que você acha?

(Este post foi um pedido do nosso amigo Marcos. Abraço, Marcão!)

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More