domingo, 6 de junho de 2010

Patriotismo hipócrita

Aê pessoal! Apresento a vocês nosso primeiro post em conjunto! Uma exclusividade Life in the Beat, trazendo a você um tema muito debatido atualmente: Por que as pessoas ficam tão brasileiras na Copa do Mundo???
Bem, a seguir a
opinião dos editores sobre o tema:

Eduardo Pfals Estamos em época de Copa. Que felicidade! (Para quem gosta de futebol, e para quem não gosta, também) A alegria é contagiante. Saímos nas ruas e vemos homens, mulheres, crianças, prédios, casas e carros enfeitados, ruas com fitinhas penduradas, com a bandeira nacional pintada no asfalto, enfim, um êxtase total. Todos demonstram amar o país incondicionalmente.

Mas, na prática e no dia a dia, será que é assim mesmo? Claro que não. Constantemente, ouvimos pessoas dizerem, em tom reclamante e de certa forma até desrespeitoso com a pátria-mãe: “Esse país é uma droga! Na primeira chance que eu tiver de ir embora daqui, eu vou!”. Isso é triste, deprimente. Todos sabemos que quem faz o país bom ou ruim, primeiramente, somos nós mesmos. Se soubermos eleger bons políticos, não haverá motivos para se reclamar disso, já que atualmente a política é o olho do furacão em nosso país.

O que eu quero dizer com tudo isso? Que a hipocrisia de alguns milhões de brasileiros – não quero generalizar, é bom deixar claro – está muito em voga por estes dias de Copa do Mundo. Quem vive a gritar aos quatro cantos que “este país é uma porcaria”, nesta época veste a camisa amarela, pinta a bandeira do Brasil no muro de sua casa, sai às ruas com ela nas costas e no peito a gritar “Brasil! Brasil!” após uma vitória.

O que precisamos não é nada de outro mundo, é muito simples até: necessitamos que este espírito de Copa seja cultivado não só de quatro em quatro anos, mas sim em todos os dias de nossas vidas. Para citar o exemplo de um país vizinho, nossos co-irmãos argentinos: lá, existem bandeiras do país para todos os lados, e o seu povo, literalmente, venera e respeita a sua pátria, ao contrário de nós brasileiros. Na Copa mesmo, ouvi a entrevista de alguns jogadores da Argentina que diziam estar dispostos a deixar a pele em campo para conquistarem a vitória. Isso falta ao brasileiro, não só no futebol, mas principalmente na vida. Essa paixão nacionalista é muito importante para o sucesso.

Portanto, ao invés de viver a reclamar e dizer que se pudesse iria embora daqui, devemos lutar para melhorar nossa situação, que, reconheço, pode não ser das melhores, mas que se ficarmos de braços cruzados, nunca será mudada. Só uma pergunta para encerrar: será que ao menos 20% de nossa população sabe cantar o Hino Nacional inteiro, sem atropelos? Pensem nisso!

Rick, El Japinha ;P - Aê povos e povas (risos), como a maioria sabe, desconheço muito desse dito "sentimento nacionalista", mas de qualquer forma, concordo absolutamente com as palavras do mano Mau, pois é uma colossal hipocrisia do povo brasileiro essa histórinha de "Pra Frente Brasil" em tempos de Copa, enquanto nos demais anos, rolam altas críticas sobre nossa desordenada ordem e regressivo progresso.

DeutschRyan - Todos sabemos q esse patriotismo eh temporario, e tudo q eh temporario dura pouco (ou naum), os brasileiros gostam de mostrar o orgulho de ser brasileiros para o mundo, mas notaram o número de brasileiros que vivem em outros países e correm sempre q possivel para ver a seleção em campo? Q orgulho eh esse? Vou dizer: É o orgulho q faz com q as pessoas q acham q o Brasil eh uma bosta viajem e morem em outros paises (lê-se USA e Inglaterra), naum têm a capacidade de lutar para melhorar o lugar onde vivem e vão para outros países mais "civilizados", e é mto facil falar de lá q o Brasil é um pais lindo, q eles sentem saudade...bla,bla,bla...POW!!! Já q eh tudo isso venha viver aki! Lute para q as injustiças q vemos constantemente aki sejam mudadas.

Os estrangeiros geralmente acham q o Brasil eh um pais cheio de florestas e macacos (OMEGLE.COM \o/), e nos colaboramos para q isso aconteça, pois nao demonstramos no dia dia (e naum na copa) o qto gostamos de viver no Brasil...E só depende de nós mudarmos essa imagem. Continua no proximo editor....


Proximo Editor eu akie ó \o/: J-oOnIoR: Então neh... Eu kih iniciei esse assunto \o/ por um subnick de msn kkkk'
Deixei pra falar mais pro final agora num tem quase nada pra falar XD...
Sou um desastre em futebol (pq num gosto) , tanto que nem ia assistir essa copa ¬¬', mais to sendo forçado hehe'
Tipow novamente olhando a visão que os estrangeiros tem do Brazil... A unica coisa que conhecem do Pais é o Futebol ¬¬', issu quando num aparece uns mais "safadinhus(as)" kih falam dos minus e minas dakie XD.. Issu td pq o próprio brasileiro (como o mal disse: sem generalizar) só dá valor pro futebol.. Tipow COPA >> Brasil eeehhh \o/... Fim... Brasil (escrevi com z XD dps corrigi, culpa do omegle ) uhhhh tenderam?? ahsuahua confuso memo.. mais td bem... essa é minha opnião... e eu acho o Brasil um pais mtu zica... Principalmente fora da COpa ¬¬' ... fui...

Yo Guys! K' estou eu novamente! Bom, é engraçado vermos todo mundo tão verde-amarelado a cada 4 anos, gritando, torcendo, comemorando por um país que, outrora, estavam praguejando.
Não considero ruim a diversão proporcionada pelas emoções da Copa do Mundo. Pelo contrário, adoro comemorar como todos os outros, o ar se torna diferente, as pessoas estão mais positivas, falativas... Só acho estranho o fato de estarmos patrocinando pessoas que, sozinhas, ganham mais do que nossas famílias inteiras, para fazer algo que as crianças fazem nas ruas por diversão.
Enfim, a César o que é de César. Vamos todos continuar torcendo e vibrando por nosso colorido Brasil, afinal, não podemos fazer nada pra reverter isso, então, juntemos-nos a eles ^_^
VAI PLANETA!!!!!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More