sábado, 19 de junho de 2010

Sobre festas e funerais

Ontem, 18 de Julho de 2010, tive um leve paradoxo quanto a esses dois temas. Primeiro, estamos acabando nosso curso técnico...Faltam apenas alguns dias, e o pessoal da sala começou a se mobilizar para fazer uma festa de despedida, com amigo chocolate e tudo mais. Depois, quando cheguei em casa, me deparei com minha avó com uma aparência um tanto abatida: O cachorro dela, que ela ganhou quando eu tinha seis anos de idade, após 8 dias sem querer comer, tinha morrido, e todos estavam tristes na casa dela pois tínhamos um carinho especial por ele (Apesar de ele ter sido um vira-lata pentelho :P).

Isso me fez pensar: Por que quando nós, seja amigos ou parentes, quando vamos ter que nos separar, sem saber como será o futuro, fazemos festas, confraternizações, troca de presentes e tudo mais que tivermos direito, e quando perdemos alguém que nos era querido entramos num estado de total monocronia e tristeza?
Quando disse "leve paradoxo", foi exatamente pelo fato de a resposta ter vindo à minha mente rapidamente. O fato de "festejarmos" quando temos de nos separar de quem convivemos, de quem nos faz bem, é porque não sabemos o que será de nosso futuro, e queremos aproveitar ao máximo os segundos que nos restam para que nossas lembranças fiquem marcadas e não nos sobrevenha um sentimento de culpa por não o termos feito. Já quando perdemos alguém, perdemos repentinamente essa parte do nosso dia, essa parte de nós. Torna-se uma realidade imediata o fato de que não nos veremos novamente, e que não poderemos fazer tudo aquilo que poderíamos ter feito a mais, que nossas chances se encerraram ali, em silêncio.
Como diz Anna Fitzgerald do filme "Uma prova de amor" (Recomendo pra quem gosta de Drama com boa história) "A morte é apenas morte, não há nada que possamos sobre isso". Portanto, antes que esse momento alcance qualquer um que nos rodeia, que nós saibamos aproveitar e nos dedicar a cada segundo que nós é dado, sempre felizes, festejando, dando o nosso melhor, para que quando tivermos de nos afastar, nossas lembranças sejam aquelas que nos orgulhem e não deixem nenhum arrependimento ou vazio dentro de nós.
Boas festas à todos!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More