quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Não seja um “violeiro”

Editor: Eduardo

Tem uma história muito interessante que diz que, certa vez, em alto mar, um navio começou a afundar lentamente. As pessoas ficaram desesperadas, tentando se salvar a qualquer custo, salvar seus pertences e sair do navio através de botes que o navio possuía.
Porém, um cara (que brisa muito fácil por sinal) estava no alto do mastro do navio a tocar viola. Percebeu que o navio estava naufragando, mas não saiu do lugar. Lá de baixo, as outras pessoas começaram a chamá-lo:
- Ei, você não vai descer daí pra ajudar?! O navio está afundando! Você vai morrer!
E ele respondia sempre a mesma coisa:
- Eu não vou descer, o navio não é meu mesmo, que afunde!
No entanto, ele não percebeu que estava afundando junto, e continuou tocando a sua viola.
Essa história, apesar de parecer meio besta, me fez parar para pensar quando eu a ouvi pela primeira vez. Existem muito pessoas hoje em dia que, ao verem alguém sofrendo, com algum tipo de dificuldade, não se movem um milímetro pra ajudar, e ainda tem coragem de criticar essas outras pessoas que, apesar de estarem com dificuldade em alguma coisa, não param de tentar alcançar o seu objetivo.
Quando se está num grupo, então, isso acontece direto. Uma pessoa vê que a outra está com dificuldade e não se mexe pra ajudá-la, faz que nem o carinha da viola, “deixa o barco afundar, não é meu mesmo”. Mas mal sabe ele que está naufragando junto.
Isso é apenas uma reflexão para as pessoas individualistas, que, de um jeito ou de outro, acabam pensando mais em si do que no coletivo, e isso pode prejudicar não só ela, como as demais que estão ao seu redor.



* Violeiro – Pessoa individualista, que não quer se esforçar em nada para ajudar as pessoas ao seu redor que estão em dificuldades. *


Isso até já virou uma forma de zuar os outros na nossa sala. O nosso truta Sérgio é o primeiro violeiro do grupo. Um dia, na aula de Química, tava eu, o Japa e o Thiaguinho, um mano nosso, conversando sobre as nossas notas, e discutindo se temos chance ou não de sermos retidos no fim do ano. Detalhe: isso enquanto o professor explicava matéria.
Quando olhamos para o outro lado da sala, tava o Sérgio lendo o mangá da “Turma da Mônica Jovem”.
Moral da história: enquanto três pessoas na mesma situação discutiam as suas notas, a outra, na mesma situação das outras três, tava de boa lendo mangá, sem se preocupar com mais nada.
Por fim, um conselho: não seja um violeiro; caso contrário, você correrá sérios riscos de naufragar.


Obs.: Não quero dizer que o Sérgio SEJA um violeiro, pois ele sempre procura nos ajudar. Mas ele ESTAVA violeiro na aula de Química, portanto, ganhou o apelido.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More