sábado, 15 de janeiro de 2011

O controle está na sua mão. Use-o!

(Um prévio esclarecimento: o texto a seguir é a opinião dos editores Eduardo e Rick. Respeitamos todos os pontos de vista, sejam os iguais ao nosso ou os discordantes. Nossa intenção é meramente criar um debate saudável sobre alguns pontos.)



Acabou mais uma novela das nove. O mocinho casou com a mocinha (suspiro), o vilão terminou mal (bem feito!), todas as arestas foram aparadas (não podia terminar daquele jeito, né?), e todos viveram felizes para sempre, numa realidade totalmente antagônica e anacrônica à verdadeira realidade da população brasileira.

População brasileira esta que dá índices de audiência altíssimos para as novelas. Nada contra, desde que sejam vistas como uma simples estória, e nada além disso. O que se passa dentro do tubo do televisor deve permanecer lá, porque aqui fora tudo é diferente.

Aqui, os mocinhos e os vilões somos nós mesmos enquanto cidadãos. Porém, é triste observarmos que pessoas assistem essas tramas e as veem como lição de vida. Talvez essa seja a intenção da TV Globo – dona de uma patota de grandes artistas (e são de fato) e sets de gravação sem iguais aqui no Brasil –, “criar” um monte de seres pensantes-não-pensantes. Por que seres pensantes-não-pensantes? Simples: somos inteligentes o suficiente para tirarmos conclusões, mas muitos acabam não fazendo isso, e pensam pela cabeça de personagens de novela.

Tá, mas o que a Globo quer com isso? Eu respondo: proporcionar burrice e falta de senso crítico crônicos na população em geral, para que estes se tornem mais maleáveis e convencidos no seu eterno processo de manipulação social.

Não podemos afirmar, mas, se observarmos um pouco, o mínimo que seja, é fácil perceber que a Globo (em especial) está por trás de muitas decisões importantes para o país. Depois não entendemos o porquê de certas coisas acontecerem...

Para resumir essa história toda, digo onde quero chegar: o cidadão brasileiro em geral tem todo o direito de assistir religiosamente sua novelinha, sem nenhum problema. Só não pode, como já disse, achar que tudo aquilo que se passa na trama é real, e querer fazer igual. Só posso considerar quem pensa assim como o legítimo alienado, com um baita cabresto impedindo-o de enxergar o real horizonte de sua realidade, seguindo bovinamente, em consequência, tudo que lhe é “imposto” por um produto extremamente capitalista, manipulador e com interesses além do que podemos imaginar.

Enquanto o brasileiro não deixar de pensar assim, continuaremos nessa mesma situação, tendo de ouvir pessoas reclamando de tudo e de todos sem o menor embasamento, porque o espaço que deveria ser ocupado por conhecimentos simples como o “de onde vim, onde vivo e para onde vou” é onde se encontra exatamente essa “realidade” torpe.

E vamos para mais uma novela enfastiada... Segunda começa!

...

Começando por onde o Eduardo terminou... novelas.
As obras primas dos aclamados dramaturgos (os "únicos" seres pensantes desse país, infelizmente, na visão de muitos), verdadeiros formadores de opinião, fantoches que manipulam a população, com uma grande panela cheia de releituras de clássicos literários, adicionando fatos cotidianos e mais um alto teor de merchandising e temas de fáceis discussão.
Tudo isso são as novelas, os grandes "blockbusters" da TV nacional, que hipnotizam as pessoas por todo o país durante o chamado "horário nobre".
A televisão passa exatamente o que o povo quer assistir e ainda dão a falsa impressão de que "o controle está nas nossas mãos" (porém Ninguém vê quem são os verdadeiros "controlados"). Novelas, Reality Shows, programas sensacionalistas... ferramentas poderosas para a manipulação da grande massa. As pessoas tentam ver na televisão tudo o que não conseguem ver em suas vidas. Buscam, após um longo dia de trabalho, sentar-se em seus sofás e esquecer a dura rotina. O que pessoas não percebem é que, ali, sentadas, nada podem fazer para mudar suas vidas. A televisão não muda a vida de ninguém (a não ser que você conheça as pessoas certas, trabalhe em algum canal, tenha MUITO talento ou seja alguém popular nessa república fétida).
Quanto a maior rede de mídia deste país, pouco (ou quase nada) vou falar... Só uma recomendação, caro leitor: desligue vossa SANTIFICADA televisão por 90 minutos, e assista o documentário "Muito Além do Cidadão Kane" 
(Uma mensagem minha aos "queridos" magnatas da televisão: "A gente NÃO se vê por aqui, ratazanas asquerosas! "  ¬_¬')
Como diria o sábio (e irônico) "ET Bilu": Busquem conhecimento!, pois APENAS o conhecimento pode realmente mudar algo em suas vidas e também nesses 8.514 876,599 km² de vergonha. 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More